Sobre a Quinta


"A Natureza dá-nos tudo aquilo que precisamos"
José Lopes acredita que se tratarmos bem da natureza e a respeitarmos, em troca, ela "dá-nos tudo aquilo que precisamos". Foram razões de saúde que o levaram a virar-se para a medicina natural e alternativa, depois de, "durante 15 ou 16 anos, ter andado a tratar-me na medicina convencional". Deu-se bem, tornou-se um fã e estudioso da matéria e, agora, só muito esporadicamente é que faz uma visita ao médico.
Em 1987, em Santarém, na Feira da Agricultura tomou contacto, pela primeira vez, com a agricultura biológica e, "como já me interessava pela medicina natural, resolvi também ganhar conhecimentos nesta matéria". Começou, então, a adquirir livros temáticos e o passo seguinte foi apostar inteiramente na agricultura biológica na propriedade que possui em Barão de S. João (concelho de Lagos - Algarve).
Tudo o que lá é produzido (vinho, produtos horticolas e fruta) segue as técnicas usadas na agricultura biológica, que implicam não só a utilização escassa ou nula de pesticidas, como o respeito pelos ciclos de vida naturais.